05/11/2021
É DIREITO SEU!
Em pesquisa realizada pela FGV se verificou que quando as pessoas têm problemas com compras feitas, 52% das pessoas não buscam outros mecanismos além da empresa para solucionar o problema e que apenas 13% procuram o PROCON ou o Poder Judiciário. Tal comportamento é prejudicial para toda a sociedade eis que contribui para que as empresas que prestam serviços ruins continuem com a mesma prática porque elas acreditam que as pessoas desistirão fácil de reivindicar seus direitos.
Um dos fatores que faz com que as pessoas não reivindiquem direitos é o fato de ter que ir até os órgãos públicos. Mas neste caso você pode resolver seu problema sem sair de casa, através de uma plataforma do PROCON criada pelo Ministério da Justiça na internet, o www.consumidor.gov.br
Um caminho público e gratuito que tem se mostrado muito eficaz na solução de conflitos em compras de produtos e contratação de serviços, com bons e satisfatórios índices de solução.
Está na lei. É direito seu!
Raquel Montero, Advogada
O direito abordado neste texto faz parte do programa "É direito seu", que consiste em uma série de assuntos estudados e divulgados em defesa do exercício da cidadania. Saiba mais sobre o programa em http://www.raquelmontero.adv.br/artigos/280/e-direito-seu!-hoje-iniciamos-um-programa-para-defender-o-exercicio-da-cidadania