Raquel Montero - Advogada em Ribeirão Preto

Notícias

Eleição 2.019 para o Conselho Tutelar

07/10/2019

 
 
 
Nesse domingo, 06/10, aconteceu em todo o Brasil a eleição para o Conselho Tutelar, onde foram escolhidos conselheiras e conselheiros para os próximos 04 anos. O processo de eleição passou por mudanças recentes estabelecidas por lei e que se mostraram muito positivas, como é o caso da prova que cobra das candidatas e dos candidatos conhecimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente e a comprovação de experiência na área.
 
Na prática, porém, apesar das mudanças positivas na legislação ainda esbarramos em problemas que o Município, e as vezes outras esferas da Federação ou Poderes, causam. Aqui em Ribeirão tivemos problemas ainda arcaicos, como foi o caso das panes no sistema eletrônico das urnas que fez causar filas extensas nos locais de votação. Na zona eleitoral em que fiquei como fiscal, no Jardim Iguatemi, houve pessoas que ficaram mais de uma hora na fila.
 
Algo triste e desrespeitoso com todas as pessoas, tanto as que foram votar como as que estavam atendendo e sendo cobradas injustamente pelas pessoas que foram votar, por essas desconhecerem ou ignorarem a origem do problema. A simples existência de urnas da própria Justiça Eleitoral teria evitado esse problema.
 
Tive conhecimento de outros problemas que ocorreram em outras locais de votação, referentes a alagamentos e falta de energia elétrica em razão da chuva que ocorreu. Mas posso melhor falar acerca da zona eleitoral onde fiquei exatamente desde o início da votação, 08hrs, até o término dela, 17hrs.
 
O que foi ruim não pode mais se repetir, deve ser corrigido, mas quero dizer ainda mais, e aí quero falar do que foi bom, muito bom de testemunhar. Testemunhei todas as pessoas que ali estavam trabalhando, seja como eu, voluntariamente como ficais, seja as que estavam trabalhando pela Prefeitura de Ribeirão, se dedicando de verdade para que todo o processo corresse bem, com respeito, tranquilidade, agilidade, eficiência e lisura. T
 
Todas as eventuais intercorrencias que surgiram no caminho foram com presteza e boa vontade resolvidas rapidamente pelas pessoas que ali estavam para trabalhar na eleição, e para além do trabalho a ser feito houve simpatia e empatia dessas pessoas. Falei da fila extensa que se formou em dado momento em razão das panes no sistema eletrônico da votação, mas até mesmo esse problema, na zona eleitoral em que eu estava, foi resolvido após reconhecido esforço e insistência da equipe técnica, e a maior parte do tempo a votação ocorreu com rapidez e sem filas naquele local.
 
Entre as e os fiscais estabelecemos uma junção de esforços com o objetivo de fiscalizar a eleição, sem qualquer predileção ou parcialidade, como deve ser mesmo o papel da/do fiscal. Em razão dessa união não tivemos, naquela zona eleitoral, nenhum dos famosos problemas que se houve falar com candidatos e candidatas no dia da eleição, bem como não tivemos qualquer briga ou "caso de Polícia". Posso dizer, por fim, que no local onde fiquei, e isso me dá alegria de dizer, as pessoas se respeitaram de verdade e de verdade cumpriram com o objetivo do ato.
 
E no fim, veio o resultado, que não é tudo em uma eleição, mas uma parte dela, e como resultado tivemos a feliz notícia de que entre as 15 vagas disputadas foram eleitos e eleitas pessoas progressistas que defendem os direitos das crianças e adolescentes com o instrumento correto para isso, que é o Estatuto da Criança e do Adolescente, e não com um livro religioso. Conselho Tutelar não é lugar para doutrinação religiosa, é lugar para que se defenda os direitos das crianças e adolescentes.
 
 
Valeu!
 
Raquel Montero

  

Veja outras Notícias

Fale Conosco pelo WhatsApp